Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

2o. Alem da Rua >> Grupo Acidum

tinho + zito
tinho
 tinho
tinho + grupo acidum + zito

Alem da 12a. Mostra SESC Cariri de Cultura, o 'Alem da Rua' tambem participou de varios outros eventos em Fortaleza > CE.  
Entre eles, o Mega Mural perto do Jockey Clube e o Manifesta Fortaleza, um evento nos moldes da Virada Cultural de Sao Paulo, e que aconteceu nas instalacoes do Centro Cultural Dragao do Mar, em Fortaleza > CE.
O 'Alem da Rua' tambem organizou uma serie de palestras, workshops e pintura coletiva no Centro Cultural Bom Jardim.  Onde eu pude falar da minha trajetoria e pintar junto com uma galera de la.
Tambem fiz uma palestra no Auditorio do Centro Cultural Dragao do Mar, onde pude contar um pouco da historia do Graffiti no Brasil.

Mais uma vez, quero agradecer a galera do Grupo Acidum... Robezio, Leozinho, Henrique e Tereza pelo convite e suporte, a Carmem Lazari que viabilizou a minha ida e estadia em Fortaleza, atraves do Centro Cultural Dragao do Mar, a Lina Luz, que abriu as portas do Centro Cultural Bom Jardim e nos deu uma carona ate o aeroporto na volta.

12a. Mostra SESC Cariri de Cultura

 tinho
 tinho
 tinho
tinho
 tinho
 tinho
 tinho
 tinho + derlon
luz + spote + sergio + tinho + frank


Aconteceu entre os dias 12 e 17 de novembro, a 12a. Mostra SESC Cariri de Cultura.
As cidades de Juazeiro do Norte e Crato receberam nesses dias uma agenda cultural de fazer inveja a qualquer metropole cultural do mundo.
Com muitos espetaculos de danca, teatro e musica vindos de todos os cantos do pais e de varias partes do mundo, alem de exposicoes de arte e uma proposta de intervencoes nas cidades atraves do projeto 'Alem da Rua', idealizado pelo grupo Acidum de Fortaleza, a Mostra SESC Cariri de Cultura vem se firmando como um lugar pra se ir todos os anos durante o mes de novembro.  Se voce gosta de diversidade cultural e quer conhecer o sertao nordestino, ja vai se preparando pra 13a. Mostra no ano q vem !

Como nada é perfeito, a parte de Artes Visuais acabou ficando a desejar.  Uma exposicao de fotos, algumas oficinas de xilogravura com os mestres locais, que abriram seus atelies para visitacao e o 'Alem da Rua', que convidou varios artistas e pessoas interessadas na discussao da Arte Urbana para interagirem entre si e com a cidade, alem de proporcionar a discussao e troca de informacoes interpessoais.  Entre os artistas convidados, Eu , Zito, Derlon, Arbos, Xicra, Grupo Acidum, Frank, Luz e Spote, alem do sociologo e pesquisador de Arte Urbana, Sergio Franco, o Guga Marques que tem o site.galeria Nuvem, o filosofo e educador Claudio Reis, a coordenadora do educativo do CC Dragao do Mar, Carmem Lazari e a tradutora e interprete Nathalie Stahelin.

Entre as acoes do 'Alem da Rua', muitas intervencoes nas 2 cidades, em lugares como o Mercado Central do Crato e o antigo cinema El Dorado de Juazeiro do Norte.  Tambem houveram performances de grupos misturando teatro com audio e video em pracas publicas.

Se o SESC der um apoio maior e disponibilizar mais espacos para as artes visuais, creio que as pessoas da regiao ganharao muito mais pois eh uma regiao onde a arte esta no sangue das pessoas e limitar a linguagem apenas a musica, danca e teatro é realmente dificil de entender e nao parece nada democratico.

http://mostracariri.sesc-ce.com.br/


Agradeco ao Robezio, atraves do Grupo Acidum e a Carmem Lazari, atraves do C.C. Dragao do Mar pelo convite e viabilizacao da minha ida ao evento.  Tambem agradeco ao SESC Juazeiro pela estadia.


During the days 12nd and 17th of november had the 12th Mostra SESC Cariri de Cultura.
The cities of Juazeiro do Norte and Crato got in these days an amazing cultural agenda as the best ones around the world.
With many spectacles of dance, theater and music coming from all the country and from many places around the world.  And also an art show and a proposal to interact in the cities throught the project 'Alem da Rua', idealized by the Grupo Acidum from Fortaleza.  The Mostra SESC Cariri de Cultura is stablishing as a place to go in november if you like to see the cultural diversity and wanna meet the sertao nordestino... get ready for the next year  !!

But nothing is perfect.  The contemporary art had no much space.  One show of photos, some woodcut's workshops with the local masters who opened their ateliers to visitation and the 'Alem da Rua' project who invites many artists and related people to discuss the Urban Art and to do something in the walls from these cities...
Between the invited artists... me , Zito, Derlon, Arbos, Xicra, Grupo Acidum, Frank, Luz and Spote.  And the related people... Sergio Franco, sociologist, Guga Marques, CEO of Nuvem Virtual Gallery, Claudio Reis, philosopher and teacher, Carmem Lazari, representing the Cultural Center Dragao do Mar and the translator Nathalie Stahelin.

The 'Alem da Rua' project made many interventions in both cities including places as the Central Market from Crato and an old Cinema Auditorium from Juazeiro do Norte.  The actions includes performances mixing audio and video projections in some public squares in both cities.

If the SESC could do more for the visual arts it would be much better.  I believe the people from these region could be much more beneficit because in these place, the art is in the veins of these people and we can't limitate the language of their art just to music, dance and theater...  I can't understand it and it looks nothing democratic to me...
 

see more....

http://mostracariri.sesc-ce.com.br/

Thanks to Robezio < Grupo Acidum >, Carmem Lazari < C.C. Dragao do Mar > and SESC Juazeiro do Norte.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

1st Solo Show @ Rio de Janeiro

'Chute contra o Sistema'
80 x 120 cm
oil on linen
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho 
'Little Angels Lives Forever'
120 x 90 cm
oil on canvas
2011 
Walter Nomura a.k.a. Tinho 


'prazeres'
90 x 120 cm
oil and spray on canvas
2011 
Walter Nomura a.k.a. Tinho
'A Dificil Escolha'
220 x 160 cm
collage, cigarrete, oil and spray on wooden board
2011  
Walter Nomura a.k.a. Tinho
'garota de vermelho'
82 x 65 cm
spray on wooden board
2011 
Walter Nomura a.k.a. Tinho

 'Conversando com meus Mestres do passado'
120 x 90 cm
oil  on linen
2011 
Walter Nomura a.k.a. Tinho
 'Estado de Suspensao'
40 x 70 cm
oil and collage  on canvas
2011 
Walter Nomura a.k.a. Tinho
  'A cidade fala'
installation with sound speakers and performance
220 x 320 x 155 cm
2011 
Triplex
'A cidade fala'
installation with sound speakers and performance
220 x 320 x 155 cm
2011 
Triplex
'A cidade fala'
installation with sound speakers and performance
220 x 320 x 155 cm
2011 
Triplex

Expo 'A Cidade Fala' >> Tinho

A trajetória do grafite no Brasil e sua inserção no universo da arte contemporânea deve, em parte, seu sucesso a um grupo de artistas paulistanos da década de 80 com estilo marcado. Mais que isso essa geração avançou e cônscia de seu papel deu forma a um circuito artístico próprio. Tinho é um desses nomes. A obra desse artista como parte de uma geração cônscia de seu papel artístico é assumir que a produção de grafite é estratégia poética de conhecimento da própria cidade e com coragem assumir esse campo de forças polifônicas dissonantes

Podemos observar em sua produção a consciência atuante e a atuação consciente do artista que não faz por menos e assume a importância da produção do grafite paulistano para a cena brasileira. O graffiti ganha contornos de crítica lúcida e se desenvolve como um programa de conhecimento da própria cidade, a partir de um contato preciso, insistente e sem mediações com o território urbano. É com esse universo que Tinho estabelece um diálogo inteligente com a história da arte, recurso de sua formação acadêmica, quando recorre a argumentos visuais para desenvolver sua pesquisa artística, como a colagem, a performance e o investimento nas texturas marcadas. Mas produz uma espécie de conversão de sentido, um curto-circuito quando invade a tela e substitui o plano pelo contexto, a ocupação racional pela colagem, onde convivem poeticamente fúria e delicadeza, angústia e ingenuidade, martírio e sedução. Elabora com muita precisão essa visualidade sonora ao propor um olhar-ouvir suas obras.

A multiplicação das formas e os investimentos plásticos enunciam sua pesquisa e seus empreendimentos visuais que gritam, articulam-se mas não perdem o compromisso assumido por sua geração em falar em nome da cidade que é e que se quer ao denunciar seus problemas, riscar sua opressão, avançar sobre suas fronteiras, arriscar outras formas.

A solidez da obra de Tinho reside em dois fatores plásticos marcantes - a perpetuação da ação nas ruas como dinâmica criativa, poética e produtiva e a estratégia da figuração como convite ao olhar do transeunte. O artista avança em sua pesquisa e dialoga com a colagem, reconfigurando o debate inteligente sobre suporte, meio e presença em uma lógica de ocupação que é comandada pelo excesso de truculência, poder, dinheiro e consumo.

O vocabulário visual utilizado pelo artista é o recurso de um discurso sobre o ethos urbano, tão marcante em São Paulo, uma topologia onde as formas são inventadas mas nem por isso desgarradas de uma função simbólica objetiva. Cheio de referências, o artista convoca o tempo inteiro esse ser urbano e caótico, implica o sujeito e exige participação quando trata a pauta do dia.

Charbelly Estrella

Galeria Movimento 
 http://www.galeriamovimento.com 

 1.sept.2011 >> 30.sept.2011

Horários de funcionamento

Terças a sextas, das 11h às 19
Sábados, das 12h às 18h

;Movimento Arte Contemporânea

Shopping Cassino Atlântico
Av Atlântica, 4240 | Loja 212
Copacabana | Rio de Janeiro
+ 55 21 2267 5989
contato@galeriamovimento.com


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Expo perturbo @ Galeria Logo

 'Ninguem e perfeito'
collage on wooden board
170 x 120 cm
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho
 'Depois do Fim'
oil and cigarrete on linen
170 x 120 cm
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho
 'Viagem a Lugar Nenhum'
oil and cigarrete on linen
170 x 120 cm
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho
 'Um dia a Casa Cai'
collage on wooden board
170 x 120 cm
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho
 'Revolucao Fashion'
collage, spray, oil and cigarrete on wooden board
220 x 320 cm
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho
 'Yo te avise'
collage on wooden board
220 x 20 cm
2011
Walter Nomura a.k.a. Tinho

 'A cidade fala'
installation with sound speakers and performance
220 x 320 x 155 cm
2011
Triplex
 'A cidade fala'
installation with sound speakers and performance
220 x 320 x 155 cm
2011 
Triplex
  'A cidade fala'
installation with sound speakers and performance
220 x 320 x 155 cm
2011 
Triplex

Meus trabalhos na exposicao.
These are my works on this show.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nova galeria em sp abre ja fazendo barulho.


Perturbo - Galeria Logo from Plinio Higuti on Vimeo.

Abriu no sabado, dia 30 de julho, a mais nova galeria de sao paulo, a Galeria Logo.
Com a exposicao 'perturbo', uma exposicao coletiva com os artistas Alexandre Cruz , Fabio Zimbres e Walter Nomura , a galeria abre suas portas a um publico que lotou a galeria durante todo o sabado, das 11h as 21h e que pode conferir de perto o que essa galeria tem pra nos mostrar.

O nome da exposicao, 'perturbo' vem de uma organizacao de letras de back lights e  de metal, pegas aleatoriamente em um ferro velho.  Mas, coincidentemente, o nome veio bem a calhar tanto com a exposicao quanto com a galeria que ja comeca a perturbar o mercado de arte de sp.

Tendo na linha de frente, Carmo Marchetti, Lucas Ribeiro e Marcelo Secaf, pode-se ver na abertura da galeria  a grande diversidade de publico presente.  Familias, grafiteiros, pixadores, rockeiros, nerds, punks, colecionadores de arte, criticos, curadores, artistas, pessoas de todas as idades e classes sociais, se misturaram num unico dia e num unico lugar, compartilhando suas diferentes formas de ver e pensar a arte.

Os trabalhos exibidos tambem ajudaram a perturbar o ambiente, desde os desenhos perturbados do Fabio Zimbres, as colagens do perturbado Sesper e as pinturas e colagens perturbadoras do Tinho, ate os barulhos infernais do coletivo Triplex, formado por Tinho, Luis Alexandre Lobot e Brunon Berkeras.

pra piorar a situacao, teve tambem o MCD Lab #3, no fundo e no basement da galeria... com a expo 'Fake Sunset', convidando os artistas Sesper (SP), Lucas Cabu (SP), Fabio Bitão (SP), Talita Hoffmann (Porto Alegre), Anthony Nathan (Curitiba), Lucas Torres (Belo Horizonte), Alberto Monteiro (Rio de Janeiro), Aiyana Udesen (EUA), Matt Furie (EUA), Jeremy Fish (EUA) e com apresentacoes audiovisuais do Valejo Sunset.


A Galeria fica na Rua Arthur Azevedo, 401 e funciona de 3a a sabado e tem em seu time de artistas... 
Alberto Monteiro, Alexandre Cruz , Alex Hornest , Bruno 9Li,  Fabio Zimbres, Flavio Samelo, Jayelle Hudson, Lauro Roberto, Luciana Araujo, Luis Flavio Trampo, Onio, Rimon Guimaraes, Talita Hoffman, Walter Nomura e Weaver Lima.



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Porto Alegre



 Estive em abril, em Porto Alegre, RS, onde fui, inicialmente, participar da Pixel Show Poa, na UFRGS. 
Domingo, dia das maes,  primeira palestra do dia, depois de uma festa q rolou ate as 5h da manha do mesmo dia... festa do evento, com entrada livre pra quem estava com a pulseira do evento... wow !!
pra minha surpresa, o auditorio estava cheio e a palestra foi muito bacana !
Ja na segunda-feira, eu fiz uma outra palestra, desta vez para os alunos e convidados da Uniritter.  Dessa vez foi a noite.  Mais uma vez, auditorio cheio, alunos, ex-alunos, professores, coordenador...  pude falar um pouco mais do q no pixel, por dispor de um tempo maior e ser o unico palestrante convidado.  Tambem curti muito !
Voltei la na terca, pra ministrar um workshop de cadernos criativos que foi muito legal, com uma turma selecionada, super interessada e disposta, finalizando com um live painting no estacionamento da Universidade.
Antes de ir pra Uniritter, nessa terca, eu fiz esse graffiti q esta nas fotos junto com o Trampo, q convidou outros amigos muito bacanas q fiz por la Lidia Brancher, Jotape pax, Jackson, Rik NSK e outros...
Quero agradecer ao Alain, da Zupi, por me possibilitar a ida pra la, a Lidia Brancher, por agitar essas atividades todas na Uniritter, ao professor coordenador Julio Caetano, por abrir as portas da Uniritter para o graffiti e a arte urbana, ao Trampo, por estar comigo nos roles e me apresentar a Milenka, e a propria Milenka Salinas, pela hospedagem e toda atencao dada.
Tambem agradeco a recepcao de todos os outros amigos nao citados aqui mas q tambem contribuiram pra q essa minha passagem pela cidade fosse tao agradavel !

galeria Fat Cap






Recentemente eu fui na abertura de uma galeria, na Vila Madalena, bairro conhecido pelos bares, ateliers, galerias de arte e pela grande quantidade de artistas que moram, trabalham ou frequentam o lugar.
Ate ai, nada demais...  Mas, ao chegar ao local e conhecer o que se passa nele, fiquei muito feliz. 

A proposta, nova aqui no Brasil, mas que vi em muitos lugares em Berlin e Londres, eh a de ocupacao de uma casa abandonada para  a transformacao desse lugar em uma galeria de arte e moradia e atelier de seus idealizadores.
O mais legal disso eh que a proposta aqui eh que seja uma galeria voltada a arte urbana, com artistas que produzem na rua.

Eu vejo essa proposta como algo muito verdadeiro, pois a ocupacao de lugares abandonados e a transformacao de lugares degradados em espacos de arte eh proprio do graffiti e da street art.  Trata-se do mesmo conceito e abriga trabalhos de artistas que tambem se ocupam de espacos urbanos, muitas vezes abandonados e muitas vezes tambem degradados e transformados em arte, sendo revitalizados e passam muitas vezes a ser admirados pela comunidade que por ali transita.

A primeira exposicao conta com artistas vindos de varias partes do mundo..

Brasil: Armamento Visual, Beatriz Arruda, Bill Soares, Claudia Furlani, Davi Daimon, Eder Minetto, Leika Morishita, Ota, Povo, Rafael Lucena, Rafael Vaz, Roberto Bieto, Swk, True Souza e William Tokis.

Outros paises: Cabaio Stencil (ARG), Marlis Stgonorte, Elcrayon, Juan Mancilla e Telly Gacitua (Chile), Okuda San Miguel (ESP), Claudio Parentela (ITA), Mathew Curran (USA), Ellen Stapleton (OX)

Eu apoio essa acao e torco pra que muitas outras galerias assim venham a ser abertas por todo o mundo.  E que elas consigam prosperar e ter muito sucesso como autenticas galerias representantes da arte urbana !



Recently I went to a opening of an art gallery at Vila Madalena in Sao Paulo, Brazil.
This neighbourhood is known by their pubs, ateliers, art galleries and by their big number of artists who lives, works or just go there.
Ok... Nothing special untill now... But, when I arrive there and I could know about what was happening overthere I got pretty happy !

The purpose of this gallery is very new here in Brazil but I could see many places like that in Berlin and London and I suppose that have many other countries with similar places too.
It is an ocupation of an abandoned house to transform it into an art gallery.
The cool thing in it is that this gallery is a street art and graffiti gallery.

I believe that is a really truly purpose because the ocupation of abandoned places and the transformation of degradated places into  art places is very graffiti and street art.
It is a question of the same concept and shows works of artists who also takes abandoned urban places to make art.
Many times these urban places are abandoned and degradated and when these guys go there to make their art these places got transformed, revitalised and by the way starts to be admired by the people who transit there.
Sometimes these places changes to tourist places where many people goes there just to see the art made in there.

The first show of this gallery opens with artists coming around the world...

Brazil: Armamento Visual, Beatriz Arruda, Bill Soares, Claudia Furlani, Davi Daimon, Eder Minetto, Leika Morishita, Ota, Povo, Rafael Lucena, Rafael Vaz, Roberto Bieto, Swk, True Souza e William Tokis.

Another countries: Cabaio Stencil (ARG), Marlis Stgonorte, Elcrayon, Juan Mancilla e Telly Gacitua (Chile), Okuda San Miguel (ESP), Claudio Parentela (ITA), Mathew Curran (USA), Ellen Stapleton (OX)

I support this action and I hope that many other galleries like that can open their doors around the world.  And that they could make much success as authentic galleries who represents the urban art !

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uniritter - Porto Alegre

Tambem farei uma palestra, workshop e live painting na Uniritter - Porto Alegre.

dia 9/04 

6:30 - 8:30 palestra no auditório do prédio D. 
8:40 - 10:00 - início da oficina Cadernos Criativos.
 
dia 10/4

6:30 - 9:30 - finalização da atividade


 Uniritter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis
Porto Alegre-RS
CEP 90840-440
Telefone (51) 3230-3333

http://www.uniritter.edu.br/menu_institucional/estude_uniritter/index.php?secao=localizacao

Pixel Show - Porto Alegre/2011

Estarei fazendo uma palestra no Pixel Show de Porto Alegre nesse domingo, mais conhecido como o 'Dia das Maes', as 10h10.
mais informacoes...

http://www.pixelshow.com.br/poa/index.htm


I'll be talking about my work in the Pixel Show at Porto Alegre next sunday, may, 8th at 10h10.
more info...

http://www.pixelshow.com.br/poa/index.htm

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Repetition



Infelizmente...

Unfortunately...

curso de arte

Estou selecionando pessoas interessadas em discutir arte contemporanea em meu atelier no tucuruvi.  Em um curso onde eu estarei orientando as pesquisas individuais e estimulando o pensamento artistico de cada um.
O formato do curso dependera do grupo a ser formado e tera encontros semanais de 4h cada encontro.  O investimento sera de R$ 100,00 mensais.  O grupo tera no maximo 12 pessoas.  Interessados devem me enviar um email dizendo os motivos de interesse no curso.  pretendo iniciar o curso no dia 14 de marco, primeira segunda-feira depois do carnaval, com um debate e entrevista com os interessados.
os encontros para esse grupo serao todas as segundas-feiras, das 19h as 23h.
meu email.. tinho23sp@gmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

Que se Fodam !



 





Esses graffitis que eu fiz, retratam duas realidades diferentes de um mesmo pais. 
De um lado, os politicos, representantes do povo, que recentemente aumentaram em mais de 67% seus salarios, alcancando o valor de mais de R$ 27.000,00 na esfera federal e mais de R$ 15.000,00 na esfera estadual. 
De outro, pessoas que fazem parte desse povo que os politicos representam, passando fome e outras necessidades por falta de investimentos em educacao, cultura, saneamento basico, saude, seguranca publica e habitacao.
Os politicos adoram visitar as areas pobres, humildes e necessitadas da populacao em epocas de eleicoes.  Para dar pequenos presentes como camisetas, brinquedos baratos, doces e ate mesmo um sorriso, um abracao e um aperto de maos mal intencionados.
Nesse periodo, ate levam para as comunidades, parques moveis para as criancas brincarem, shows musicais para adultos e adolescentes, ate cuidam das pracas abandonadas e ruas esburacadas !
Apos serem eleitos, porem, tomam como primeiro ato de seus mandatos, o proprio aumento salarial !
E o povo... Ahh... o povo... 
O povo esta muito ocupado cuidando de tragedias naturais, imersos no dia-a-dia dos participantes do Big Brother, preocupados com a proxima contratacao dos seus clubes de coracao e ate procurando ajudar as vitimas das enchentes e desmoronamentos que ja fazem parte do nosso cotidiano.
Enquanto isso, os politicos aumentam as passagens dos onibus, preparam o aumento do metro, manobram interesses para evitar greves e sindicatos e olha so como sao bonzinhos...
Estao arrumando recursos em dinheiro para as vitimas que perderam suas casas !
O Geraldo Alckmin, governador de Sao Paulo, disponibilizou R$ 1.000,00 para os desabrigados de Sao Paulo.  No Rio de Janeiro, tambem ja ha uma mobilizacao parecida.
O povo, agradece feliz !  Ate se esquecem dos direitos que tem, de indenizacao sobre prejuizos acarretados por falta de iniciativa publica.  Ou seja, se a prefeitura deixou o fulano morar num lugar sujeito a alagamentos e desmoronamentos, ela deve, por lei, cuidar para que esse fulano tenha o minimo possivel para SOBREVIVER nesse lugar.  Dando saneamento basico, agua encanada, luz eletrica, ruas asfaltadas, servico de recolhimento de lixo, escola, posto de saude, posto policial, etc...
Afinal, todos pagam seus impostos devidamente.  E nao pague, pra ver !
Pra que pagar esses impostos ?
Para, entre outras coisas, pagar os altos salarios de nossos politicos, juizes e todos os funcionarios publicos.
Isso porque em se tratando de leis e acoes publicas, eh melhor nem comecar a se informar, porque advogados bons sao caros, a justica demooooooora, muitas vezes o veredito eh injusto e geralmente pesa mais o lado dos que sao mais abastados ou que tem pessoas influentes a seu lado...
Entao.. melhor um passaro na mao que dois voando, ne ?
Esse passaro vale tanto que as pessoas ate se esquecem das vidas que se perderam nessa historia toda.
Fazer o que...
Isso eh Brasil !